No mês de outubro, uma cor toma conta do cenário mundial: o Rosa. É o mês de conscientização sobre o câncer de mama, e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. Em Palmas, o Sistema FAET/Senar apoiou a iniciativa da Liga Feminina de Prevenção e Combate contra o Câncer de Mama, que organizou um evento para sensibilizar a comunidade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa doença que afeta milhares de mulheres em todo o mundo.
A reunião sobre o “Outubro Rosa” contou com a participação ativa de profissionais do sistema FAET, da área de saúde e autoridades governamentais. No evento, mulheres compartilharam suas histórias de vida. Também foi promovida uma palestra sobre o tema. Teve ainda distribuição de cartilhas com informações sobre a importância da mamografia, do autoexame e da consulta médica regular.
“A prevenção e o diagnóstico precoce são cruciais na luta contra o câncer, e a mobilização é fundamental para alcançarmos esse objetivo. Se por meio dessa ação conseguirmos salvar uma mulher, já foi muito importante”, declarou a especialista em Ginecologia e Obstetrícia, Francielle Batista.
“Foi muito gratificante estarmos todas reunidas, apoiando e participando das ações da Liga. É fundamental que existam campanhas de conscientização sobre as doenças porque contribuem para a redução do índice de mortalidade”, disse Ana Cláudia Coelho, coordenadora do RH do Senar.
A Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer atua no Tocantins há mais de 20 anos, realizando ações de educação e assistência à saúde feminina, e é formada exclusivamente por mulheres voluntárias. Atualmente, a instituição atende mais de 300 pacientes que estão em tratamento oncológico. A campanha também recebeu apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).