O superintendente da FAET, Fred Sodré, apresentou os serviços que o Sistema FAET/Senar tem disponível aos produtores rurais em todo o Estado do Tocantins e a possibilidade de realização de parcerias com os municípios para que os benefícios sejam estendidos a todas as regiões do estado.
“Nosso objetivo é garantir que o produtor rural acesse os serviços do Senar em qualquer lugar que ele esteja. Tanto nos municípios onde temos sindicatos rurais como também em localidades onde não existe essa representação sindical, queremos que esses benefícios alcancem mais produtores em todo o estado”, destacou.
Fred Sodré, representando o presidente Paulo Carneiro, presidente do Sistema FAET/Senar, fez palestra na abertura do Encontro de Secretários Municipais de Agricultura, promovido em Palmas pela Secretaria Estadual da Agricultura.
O governador Wanderlei Barbosa marcou presença no evento e afirmou que com qualificação no campo e a produção de sistema sanitários por parte do governo, “o Tocantins dá um passo importante para abrir novos mercados, gerar renda no campo e garantir alimentos seguros para a nossa população”, ressaltou.
“A iniciativa busca orientar e capacitar produtores, gestores e secretários municipais de agricultura para que que possam melhorar a produção de alimentos, a geração de renda e o desenvolvimento de seus municípios”, destacou Jaime Café, secretário estadual da Agricultura.
CONTROLE SANITÁRIO E MAIS COMERCIALIZAÇÃO
A gerente de Fomento de Agroindústria da Seagro, Ana Gabriella Boleta, explicou que o encontro teve a missão de promover os sistemas de produção sanitária do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf), em todo estado.
“A intensão é incentivar os municípios a aderirem aos sistemas sanitários, para que os produtores possam expandir a comercialização de produtos de origem animal, como ovos, carne (bovinas, suínas e aves), leite, queijo, mel, entre outros produtos”, explicou a gerente.
Além disso, o evento teve o propósito de mostrar aos agentes públicos quais as oportunidades e caminhos que os gestores municipais tem para exercerem seus trabalhos em prol do desenvolvimento da agricultura e pecuária.
Por isso, além da Seagro e do sistema FAET/Senar, também tiveram a oportunidade de falar aos secretários municipais de agricultura, os representantes do Ruraltins, Sebrae e do Ministério da Agricultura, além do Banco da Amazônia e da Agência de Fomento.
Foram tratados de temas como a estruturação do SIM e Susaf, linhas de créditos, crédito fundiário, agroextrativismo e agricultura familiar, políticas públicas da mulher; o programa Luz para Todos e o Mais Genética, portais de monitoramento e os programas de aquisição de alimentos e o Venda Balcão.