“2025 foi mais um ano de muita entrega do sistema. Um ano em que o Sistema FAET/SENAR esteve ao lado do produtor rural, defendendo seus interesses, levando conhecimento, assistência técnica e ajudando a movimentar a economia dos municípios tocantinenses”
As palavras são do presidente do Sistema FAET/SENAR, Paulo Carneiro, ao resumir o balanço das ações realizadas ao longo do ano. Em 2025, a atuação integrada da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (FAET) e do Senar Tocantins gerou resultados expressivos nas áreas de representação institucional, assistência técnica, qualificação profissional rural e desenvolvimento regional.
FAET
Um dos exemplos mais visíveis desse impacto foi o apoio da FAET à realização de 32 exposições agropecuárias em diferentes regiões do estado. Os eventos movimentaram R$ 818.420.375,45 e reuniram um público total de 976.607 pessoas, evidenciando a relevância das feiras para a economia local, a geração de negócios e o fortalecimento dos municípios tocantinenses.
Na representação institucional, a FAET atuou de forma estratégica em pautas estruturantes para o agro do Tocantins. Destacam-se as contribuições técnicas e jurídicas no debate do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE-TO), que resultaram na retirada do projeto de pauta para rediscussão e no início de um trabalho conjunto com o Executivo estadual para aprimoramento do texto.
A Federação também liderou a reativação da Câmara Setorial do Leite, assumindo a presidência, revisando o planejamento estratégico, criando grupos de trabalho e ampliando discussões sobre financiamento, pesquisa e o Projeto Mais Leite Saudável. Em pautas ambientais e tributárias, a FAET participou da aprovação de diretrizes para uso de recursos do FUEMA (Fundo Estadual do Meio Ambiente), defendeu a redução de tributos sobre a produção, acompanhou debates sobre a rastreabilidade bovina e realizou manifestações em defesa dos interesses do setor produtivo.
Ainda no campo institucional, a FAET atuou na regularização ambiental, atendendo cerca de 800 produtores rurais em 15 municípios por meio do RETIFICAR, e avançou no diálogo com a concessionária de energia elétrica, resultando na formalização de um Termo de Cooperação Técnica com a Energisa, atualmente em fase final de validação. A Federação também desenvolveu estudos técnicos sobre o Valor da Terra Nua Tributável (VTNT), para fins de ITR (Imposto Territorial Rural), contribuindo com dados estratégicos para subsidiar políticas públicas e decisões institucionais.
Segundo o assessor de Relações Institucionais, Luiz Claudio Faria, 2025 marcou o início de um novo ciclo no Departamento Técnico da FAET, a partir de uma reestruturação interna e da organização de processos. “Conseguimos qualificar nossa atuação técnica. A partir disso, estruturamos a captação e a sistematização de dados e passamos a acompanhar de forma mais consistente os temas que impactam diretamente o setor produtivo”, afirmou.
“Esse novo formato nos permitiu participar de maneira efetiva das pautas relevantes para o agro, com presença técnica em conselhos, câmaras e fóruns, contribuindo para a defesa do produtor rural em temas ambientais, econômicos, trabalhistas e institucionais. O saldo de 2025 é de organização, presença e resultado. Encerramos o ano mais preparados, mais informados e mais atuantes, com uma base sólida para avançar ainda mais em 2026”, completou.
SENAR
A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar apresentou crescimento significativo em 2025. O programa ampliou o atendimento de 7.200 propriedades em 2024 para mais de 8 mil em 2025. Outro dado expressivo aponta que até dezembro foram mais de 50 mil visitas técnicas aos produtores rurais em todo o estado.
De acordo com o diretor de Assistência Técnica, Fabrício Vasconcelos, o setor alcançou a marca de 220 técnicos de campo, que permite ampliar os serviços no próximo ano. “Além disso, mais de 150 técnicos, instrutores e supervisores foram capacitados durante a Jornada Tecnológica do Programa Agronorte, fortalecendo a qualidade da assistência técnica prestada aos produtores rurais”, pontuou.
O Departamento de Formação Profissional Rural e Promoção Social (DEPPS) consolidou avanços importantes na qualificação de produtores e trabalhadores rurais. Ao todo, em parceria com os sindicatos rurais, foram realizadas 1.605 ações, beneficiando quase 30 mil pessoas, o que representa um crescimento de 26,7% no número de ações e de 9,7% no número de atendidos em relação ao ano anterior.
A maior parte dos participantes esteve envolvida em cursos de Formação Profissional Rural, com destaque para capacitações em operação de drones, informática básica, mecanização agrícola e classificação de grãos.
O Programa Saúde no Campo, que promove a saúde de produtores atendidos pela ATeG, de seus familiares e de trabalhadores rurais por meio de visitas domiciliares, telessaúde e ações educativas, também se destacou em 2025. Foram 2.143 produtores e trabalhadores atendidos, 851 propriedades beneficiadas e 2.390 visitas realizadas em cerca de 40 municípios das regiões Sudeste, Sul e Bico do Papagaio.
Para a superintendente do Senar Tocantins, Rayley Luzza, os números refletem o avanço consistente do trabalho realizado ao longo do ano. “Quando olho para os números de 2025, fica muito claro o quanto conseguimos avançar. Esse foi um ano em que superamos 2024, que já tinha sido um ano de muitas ações, o que torna esse resultado ainda mais significativo. Cada ação realizada representou alguém aprendendo, se qualificando e abrindo novas oportunidades. Encerramos 2025 com a certeza de que ampliamos nosso alcance e seguimos transformando vidas”, destacou.
Já a diretora de Educação Profissional Rural e Promoção Social do Senar, Klísia Oliveira, “os números de 2025 representam muito mais do que crescimento. Eles mostram o impacto direto do Senar na vida dos produtores, trabalhadores rurais e de suas famílias. Cada atendimento, cada curso e cada visita técnica refletem o nosso compromisso com a transformação do campo”, finalizou.







