O presidente do Sistema FAET/Senar, Paulo Carneiro participou da reunião do Comitê de Crise de Combate às Queimadas no Estado, o Comitê do Fogo. Na ocasião, ele destacou a importância do enfrentamento a esse problema que tem causado muitos danos aos produtores rurais em função da destruição tanto de áreas de pastagens como de cultura e até mesmo de áreas de preservação permanente.
“O Senar já formou mais de 300 brigadistas em seus cursos e podemos contribuir com a formação de mais profissionais tanto nas fazendas como nos municípios. O produtor é mais interessado em cuidar para que o fogo não chegue em nossas propriedades”, disse o presidente.
Comandada pelo governador Wanderlei Barbosa, a reunião contou com a presença dos comandantes das áreas militares, da Defesa Civil, das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura entre outras e entidades do setor privado, como a FAET.
Na ocasião, o governador anunciou a contratação de novos brigadistas para enfrentar os crescentes focos de incêndio no Tocantins. Foram mais de 8 mil incêndios já registrados no estado. “Estamos enfrentando uma situação crítica, impulsionada por condições climáticas adversas e atividades humanas. A contratação de mais brigadas é crucial para lidar com essa urgência”, explicou Wanderlei Barbosa.
O comitê se reuniu de portas fechadas, mas o governo do Tocantins enfatizou que a intenção foi concentrar no trabalho de planejamento de ações imediatas e a alocação de recursos para o combate e a prevenção de incêndios no estado, com o objetivo de promover uma abordagem mais forte e coordenada para a proteção do meio ambiente e da saúde pública no Tocantins.