“Hoje o Senar está presente nos 139 munícipios tocantinenses, seja por meio de cursos ou por meio da assistência técnica e gerencial do Senar”. A afirmação é do Diretor da ATEG do Senar, Fabrício Vasconcelos, durante palestra realizada na FENEVA TECH 2024, em Paraíso do Tocantins.
A feira, realizada pela Associação Comercial, Industrial, Agronegócios e Serviços de Paraíso do Tocantins (ACIP), contou com uma programação diversificada voltada para o fortalecimento dos negócios e da região. O sistema FAET/Senar foi convidado para uma palestra durante o “Rural Day”.
Na programação, o Diretor Fabrício Vasconcelos explicou a atuação do Senar no Tocantins e tirou dúvidas de como funciona a assistência técnica oferecida pelo sistema.
“A expectativa é que até o final deste ano quase 7.000 produtores rurais sejam atendidos por meio da assistência em todas as regiões do estado. O objetivo principal do nosso programa é melhorar a produtividade e renda dessas famílias”.
Durante a palestra, o Diretor também mostrou os principais ajustes realizados em cada cadeia. Com por exemplo, na cadeia de bovinocultura de corte, que conta com o maior número de produtores assistidos.
“As principais implementações que realizamos é a parte do manejo de pastagens, ajuste na dieta do gado, aumento do ganho de peso animal e aumento de animais/ha”, destacou. Além da cadeia de corte, o Senar também atende bovinocultura de leite, piscicultura, apicultura, olericultura e fruticultura.