Notícias
Capacitação para novos instrutores de máquinas

25/04/2022 13h25

Preparar profissionais para trabalhar com tecnologia de ponta e promover o conhecimento no campo. É com esse objetivo que o Sistema FAET/Senar têm aumentado o quadro de instrutores do Sistema FAET/Senar que ministram os cursos relacionados à mecanização agrícola. A primeira etapa de treinamento começou com o curso de “Operação e Manutenção de Tratores” e qualificou 12 participantes.

De acordo com o Diretor de Educação Profissional e Promoção Social, Luiz Cláudio Faria, a necessidade de ampliar o quadro de prestadores de serviço ocorre conforme a procura do público pelos treinamentos nas mais diversas regiões do Tocantins. “A demanda de treinamentos na mecanização aumentou 100% de 2019 a 2022, para isso, precisamos aumentar nosso quadro destes profissionais, que serão multiplicadores de conhecimento nas propriedades pelo estado”, afirmou. O Diretor também agradeceu a parceria do Grupo Wink para a realização do treinamento.

Neste primeiro curso foram abordados três temas estratégicos: manutenção, operação e normas de segurança em máquinas. O participante do treinamento, Ricardo Pereira, já possui experiência na área, mas agora está sendo preparado para ser instrutor. “Estamos atentos a cada informação para levar o que há de melhor para o campo”. Já o engenheiro agrônomo, Erinaldo Rodrigues, ressaltou que “o curso trouxe máquinas com tecnologia avançada, o que mostra como essa área tem se modernizado, exigindo mais atenção a detalhes que são indispensáveis para o bom desempenho”.

Hoje o Sistema FAET/Senar dispõe de cinco cursos gratuitos em Mecânica Agrícola para atender o público rural, que busca treinamentos profissionais. Após a capacitação nesses cursos de mecanização, os candidatos aprovados irão ministrar um curso piloto, para posteriormente, receberem a habilitação para a instrução.