Notícias
“1º Show Rural” realizado em Lajeado
22/11/2022 17h44
Compartilhe:  Compartilhar por WhatsApp   Compartilhar por Telegram

Com temas voltados à agricultura e a produção no campo, o 1º Show Rural realizado no munícipio de Lajeado, contou com o apoio do Sistema FAET/Senar. Dessa vez, foi na comunidade Pedreira, cerca de 115 km da cidade, que produtores rurais da região e estudantes de ciências agrárias percorreram as estações e foram capacitados em áreas como saúde e segurança no trabalho rural, criação de biofertilizantes e o uso de drones em áreas agrícolas.

O presidente do Sistema FAET/Senar, Paulo Carneiro, relembrou que desde a primeira reunião sobre o evento, o sistema se propôs a apoiar na realização, uma vez que a capacitação é uma oportunidade de crescimento para os produtores. Além da programação nas estações, a primeira edição do evento, também contou com exposição de equipamentos tecnológicos que são fundamentais para garantir eficácia na rotina de trabalho do campo, como os drones na agricultura e pecuária, atividades de manejo na cultura da mandioca, da água no cultivo de peixes e a construção de composteira.

Segundo o produtor rural Elias Mendes, o que mais despertou sua atenção foram as possibilidades de manejo sanitário e nutricional na área de piscicultura, o que faz com o que eles tenham mais sucesso na produção. Já para o produtor, Dânio de Jesus, “identificar de forma mais rápida os problemas em plantações é um dos benefícios do Drone”.

A ação foi idealizada pela Universidade Católica do Tocantins (UniCatolica), por meio do curso de Agronomia da universidade. Segundo o professor e coordenador do curso, Thadeu Texeira, a iniciativa surgiu após uma pesquisa dos acadêmicos em campo. “No semestre anterior, os estudantes fizeram uma pesquisa em relação as demandas da comunidade e agora tivemos condições de realizar esse trabalho”.

O Reitor Gilliano Mazzeto da UniCatolica também destacou a importância das “três instituições que deram as mãos para oferecer essa capacitação aos produtores”. Além do sistema e da universidade, a prefeitura municipal de Lajeado também apoiou o evento. O prefeito Júnior Bandeira mencionou que os “produtores da comunidade já começaram a receber máquinas para o preparo da terra, sementes e acredita que o 1º Show Rural trouxe o conhecimento necessário”.