Notícias
Vaqueiros passam por formação em parceria entre Senar e Agrojem

01/08/2022 14h44

“Trabalhei a vida toda como vaqueiro, mexia com o gado, mas não sabia o fundamento daquilo que fazia”, comentou Marcus Diony, vaqueiro desde os 14 anos. Natural de Miracema, ele foi contratado recentemente para fazer parte da equipe de confinamento da Agrojem, uma empresa agropecuária que está expandindo os negócios no setor da pecuária na fazenda Bacaba, em Miranorte.

A empresa tocantinense possui um rebanho com aproximadamente 70 mil cabeças de gado e está construindo uma nova planta de confinamento que será a maior do estado, com capacidade para 38 mil animais. Segundo Hélio Júnior, coordenador de confinamento da fazenda, diante do volume do negócio a empresa procurou o Senar Tocantins para qualificar a mão de obra que vai atuar na propriedade. “Contamos com a parceria do Senar para trazer cursos e treinamento de qualidade para nossa equipe e temos certeza de que isso vai resultar num produto de melhor qualidade na fazenda e também numa carne de mais qualidade na mesa do consumidor”, destacou.

UNIVERSIDADE DA CARNE
A Agrojem tem planos ousados que além de gerar oportunidades de trabalho vai impactar na economia do município e do estado. Por isso, a empresa busca a qualificação do Senar para elevar o nível técnico da mão de obra que atua na fazenda. Segundo a analista de pecuária da empresa agropecuária, Lidiane Miranda, o curso integra a programação da “Universidade da Carne”, um programa de aperfeiçoamento criado pela empresa para os funcionários da parte de pecuária. “Esse curso está sendo muito bom para preparar nossos funcionários e para termos uma maior produtividade no futuro”, destacou.


Apesar de já possuírem experiência na atividade, os trabalhadores rurais aprenderam técnicas de manejo e segurança para também proporcionar mais cuidado com os animais. “Eu não sabia mexer com o gado dessa maneira, uma doma mais leve, uma forma segura para o animal e o vaqueiro” explicou Marcus. O programa de formação profissional rural do Senar auxilia trabalhadores rurais nas diversas áreas com técnicas que somadas aos saberes populares proporcionam ótimos resultados.

Para o diretor de educação profissional rural do Senar, Luís Claudio Faria, o curso para formação de vaqueiros do SENAR, tem como foco, o bem-estar e a qualidade de vida do animal. “Este curso está na fazenda da Agrojem é parte de um cronograma do Senar Tocantins que inclui outros treinamentos, como primeiros socorros em bovinos, manejo alimentar, recuperação e manejo de pastagens. Trata-se de uma parceria voltada para atender todas as necessidades da propriedade rural em qualificação e aperfeiçoamento do seu quadro de colaboradores que atuam no campo”, destacou.