Mulheres do Agro: O campo é mais forte com elas
08/03/2023 11h39
Compartilhe:
Presidentes de sindicatos rurais, técnicas de campo, instrutoras e cargos de liderança da entidade. Neste dia internacional das Mulheres o Sistema FAET/Senar destaca a importância da inserção, atuação e a força feminina dentro da instituição e no campo.
Segundo a Diretora de Adiminstrativa e Financeira, Ana Carolina Emmerich, hoje o sistema conta com cerca de 140 mulheres que atuam em diversas áreas da entidade e no campo. Elas estão presentes também em cargos de chefia, como o caso da superintendente do Sistema, Rayley Luzza, que sempre busca ações que priorizem o público feminino. “Além das agentes do sistema, nós temos programas exclusivos para mulheres que são beneficiadas com nossas ações, desde ações de prevenção, cuidados e saúde, até programas voltados para gestão e empreendedorismo no campo. Elas estão presentes e fazem acontecer”, afirmou.
A frente do sindicato rural de Aliança, a presidente Gilvana Barros, reconhece que ainda há resistência ao trabalho da mulher no campo, mas felizmente isso tem mudado. Segundo ela, apesar do desafio de assumir o sindicato na época, um dos seus objetivos era fazer com que as mulheres do campo estivessem mais presentes na entidade.
“Estamos ganhando destaque em atuação e protagonismo em nosso meio e temos conquistado nosso espaço com respeito e posicionamento”, disse parabenizando as demais colegas.
Além dela, outras três mulheres ocupam o cargo de presidentes em sindicatos rurais no Tocantins. Em Augustinópolis, Cássia Cayres; Em Almas, Sandra Carneiro e Em Dueré, Ozenira Marques.
----
À todas vocês que fazem o nosso campo mais forte: Um Feliz Dia da Mulher