Notícias
Oficina de Cortes de Carne Bovina é sucesso no Stand do Sistema F

12/05/2022 20h52

Entre as ações realizadas no Stand do agro, no Sistema FAET/Senar, a “Oficina de Cortes de Carne Bovina” fez sucesso entre produtores rurais e açougueiros que visitaram a AGROTINS 2022. O palestrante foi o especialista e consultor empresarial, Marcelo Bolinha, que possui mais de 30 anos na área. Para o presidente do Sistema FAET/Senar, Paulo Carneiro, "Ações como a oficina despertam a sociedade para temas ligados ao meio rural e assim passam a valorizar mais o nosso setor", pontuou.

Com o lema “Se o boi é de primeira, não existe carne de segunda”, o especialista ensinou técnicas exclusivas de cortes, formas de preparo, técnicas do processamento de desossa e fracionamento da carne. Também foram abordadas questões ligadas ao churrasco, cortes novos, rendimento de carnes carcaças com o intuito de mostrar a importância de cada corte e como fazê-lo.

Segundo Bolinha, o segredo de um bom churrasco é fazer um bom corte na carne, tirando o excesso de pele e mantendo a gordura que a deixa saborosa. Ele também ressaltou a qualidade do rebanho do estado. “Fazer o show de cortes fica fácil quando se trata de um rebanho de qualidade como do Tocantins, até porque quando a carne é boa, até mesmo aquelas não convencionais podemos ter um bom proveito" explicou.

Para o açougueiro, Antônio José, do município de Tocantinópolis, a oficina foi uma das principais atrações que o trouxe para Agrotins. “Mesmo tendo experiencia no setor, a oficina me chamou a atenção pelo gabarito do palestrante que o sistema trouxe pra gente. Mesmo nesse ramo há 40 anos, hoje tive um conhecimento maior sobre cortes, como por exemplo, a retirada da costela e o quarto traseiro com cortes que até então não tínhamos conhecimento de como aproveitar melhor”, afirmou.

Já para o Leogenes de Melo o objetivo de ter participado da oficina foi para aprimorar o famoso churrasco em família. “Muitas vezes a carne é boa e macia, mas se não é bem preparada, acaba ficando dura no churrasco e eu como gosto bastante de assar carne, sempre procuro conhecer um pouco mais sobre os cortes, o problema é que nem todo mundo sabe ensinar e hoje eu estou tendo essa chance de aprender aqui”, comemorou.