Mais 75 novos profissionais foram qualificados no Treinamento Metodológico da Assistência Técnica e Gerencial do Senar Tocantins e, em agosto, já devem iniciar as atividades de campo. O treinamento ocorreu nos municípios de Palmas, Porto Nacional, Santa Tereza e Aparecida do Rio Negro.
A capacitação é essencial para que os agrônomos, zootecnistas, veterinários e técnicos agrícolas estejam aptos para atuar nas propriedades rurais do estado prestando assistência técnica e gerencial aos produtores tocantinenses que buscam o apoio do Senar.
“Primeiro essa turma de profissionais conheceu a nossa metodologia de trabalho em sala de aula, depois fomos a campo mostrar a eles como o Senar desenvolve suas atividades, auxiliando o produtor rural”, destacou Hugo Mariano, gerente ATeG.
Após esta etapa, os novos técnicos de campo do Senar são credenciados de fato. Os profissionais terão que seguir as seguintes etapas no exercício da função: realizar diagnóstico da propriedade assistida, orientar e planejar estrategicamente o desenvolvimento, visando o aumento da produtividade, a redução dos custos de produção e o incremento dos lucros.
“Nosso objetivo é ampliar o número de propriedades assistidas pelo Senar no Tocantins e para isso precisamos de pessoas qualificadas que sejam capazes de promover transformação na vida dos nossos produtores”, destacou a superintendente do Senar, Rayley Luzza.
EXPERIÊNCIA
“Os resultados desejados pelo Senar, só são possíveis de serem alcançados se o profissional cumprir fielmente a metodologia de ATeG”, destacou o supervisor Vicente Lima, que comandou umas das turmas de capacitação.
O grupo liderado pelo supervisor reuniu 25 profissionais que estiveram reunidos em atividade no IFTO em Palmas e numa propriedade que atua com bovinocultura de leite no município de Santa Tereza.
“A gente viu na prática que o produtor tem uma boa orientação do Senar e melhorou a produtividade por causa da assistência. Ficamos ainda mais confiantes para prestar esse serviço”, disse o técnico em agropecuária, Carlos André.
O diretor de ATeG, Fabrício Vasconcelos explicou que as contratações dos novos técnicos de campo ocorreram por meio de seleção por edital de credenciamento. Segundo ele, o edital é de fluxo contínuo, por isso podem se credenciar pessoas jurídicas especializadas na área rural.
Mais informações podem ser obtidas no site do sistema FAET/SENAR. A instituição sempre divulga as novas oportunidades de contratação no próprio site e nas redes sociais do sistema.