Instrutores do Sistema FAET/SENAR participaram, entre os dias 29 e 31 de julho, de um treinamento intensivo: “Brigadas de Incêndio”, realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins e com apoio da Defesa Civil. A capacitação teve como objetivo alinhar os conhecimentos e protocolos dos instrutores que atuam no campo, fortalecendo o combate às queimadas no estado.
Durante dois dias e meio de treinamento, os participantes passaram por aulas teóricas na sede do Senar e práticas na saída para Lajeado. No primeiro dia, o foco foi nos primeiros socorros. Depois, os bombeiros conduziram atividades voltadas ao combate ao fogo e aos cuidados necessários em campo. E no encerramento do curso, os instrutores participaram de uma simulação de combate a incêndio, vivenciando situações reais.

A iniciativa teve o intuito de capacitar não apenas os instrutores já atuantes, mas também novos profissionais interessados em integrar o quadro. “Nosso objetivo é que todos falem a mesma linguagem e prestem um serviço alinhado às orientações da Defesa Civil e às necessidades do produtor rural”, destacou a diretora de Educação Profissional Rural e Promoção Social do Senar, Klísia Oliveira .

Com a conclusão do treinamento, os instrutores já estão aptos para atender às demandas dos produtores em todo o estado. A ação integra a campanha do Senar Tocantins “Quem vive da terra, protege o que é seu”, que reforça a responsabilidade coletiva no combate às queimadas ilegais e na preservação ambiental.





