Com intenção de desenvolver as lideranças rurais do agro tocantinense, o Sistema FAET/Senar promoveu mais uma etapa do programa “Capacita Sindicato Rural”, em um dia de imersão em Palmas, conduzido pelo especialista em Gestão de Pessoas, o psicólogo Celso Garcia, que é professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
“Nos propusemos neste módulo a fazer a entrega de três ferramentas muitos importantes para melhorar a gestão dos sindicatos e, com isso, cumprir o compromisso de avançar na formação dos líderes rurais do Tocantins”, destacou o professor.
Ele explicou que nesta etapa tratou das dimensões do Pensar Estratégico, a metodologia prática para a definição de metas e elaboração de um plano de ação e, por fim, do uso de Inteligência Artificial (I.A.) no dia a dia das entidades.
“Quando fui presidente de sindicato rural sentia a falta de uma qualificação para ajudar a desempenhar melhor o nosso trabalho e isso me incomodava. Quando assume o comando da Federação tracei como meta realizar uma capacitação de qualidade para os líderes sindicais de nosso estado e hoje fico emocionado de ver esse sonho se tornando realidade”, disse Paulo Carneiro, presidente da FAET.
Satisfação
Para o presidente do Sindicato Rural de Marianópolis, Darci Dário, “o dia foi rico e intenso, a Federação está de parabéns”. Jackson Lima, do Sindicato de Cristalândia disse que conheceu muita coisa que nem imaginava e que servem para o dia a dia. Gilvânia Barros, presidente do Sindicato Rural de Aliança, ficou empolgada com os ensinamentos e disse que a aula “ampliou seus conhecimentos e despertou para o que pode ser feito”.
A satisfação também foi compartilhada por outros presidentes e diretores que usaram da palavra para enaltecer o conteúdo do treinamento e a atitude do Sistema FAET e do presidente Paulo Carneiro em promover uma capacitação de alta qualidade e de uso prático para as entidades sindicais.
Para incentivar e premiar os participantes do segundo módulo do Capacita Sindicato Rural, o presidente Paulo Carneiro fez a entrega de uma mala de viagem personalizada para ser usada nas missões e visitas técnicas, bem como no dia a dia de trabalho dos líderes sindicais.
Encontros e viagens
O programa “Capacita Sindicato Rural” e uma parceria da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (FAET), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e o Governo Federal.
O treinamento já proporcionou aos presidentes e diretores de sindicatos rurais dois encontros presenciais, uma visita técnica à CNA (Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil), FPA (Frente Parlamentar do Agronegócio) e Congresso Nacional. Na programação ainda consta uma consultoria individualizada aos presidentes e nova missão técnica no início de 2024.