“O evento Trilhas da Piscicultura foi muito importante para o Sistema Faet/Senar, pois vamos oferecer assistência técnica e capacitações para os pequenos produtores da região. É nossa missão poder contribuir com o comércio pesqueiro do estado”. São palavras do superintendente da FAET, Fred Sodré. O lançamento do programa Trilhas da Piscicultura realizado em Araguatins, município do Bico do Papagaio, reuniu autoridades, piscicultores locais, representantes de associações e cooperativas.
A iniciativa do Governo do Estado do Tocantins, visa fortalecer a relação da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura com o comércio da agroindústria pesqueira no Bico do Papagaio. O Sistema FAET já é apoiador do programa em outras regiões do estado, levando serviços de assistência técnica e capacitação para produtores. Além disso, durante o evento foi anunciada a construção de um frigorífico, com intuito de valorizar a produção e entrega do pescado na região.
O produtor Sérgio Alves é assistido pela assistência do Senar participou do evento. Ele está confiante com as melhorias propostas. “Acredito que essa iniciativa será ótima, porque vamos ter onde entregar o que produzimos e nos informar melhor a respeito da legalização da atividade”, disse. “Eu acho muito importante esse programa, vai ser uma benção. Hoje, nossa maior dificuldade é vender em uma boa escala os peixes e essa iniciativa vai facilitar a saída do produto”, ressaltou o piscicultor, Raí Barbosa.
A técnica de campo que atende na região, Mayara Pereira, reforça que a chegada do frigorífico será uma conquista para os piscicultores. “Muitas vezes, o produto é vendido a um preço muito abaixo do mercado e é mais comercializado para os consumidores finais. Com o frigorífico, esses produtores irão poupar os gastos que costumam ter com o deslocamento do pescado para lugares mais distantes e a produção vai aumentar significativamente”, concluiu.