O Sindicato Rural de Palmeirópolis, em parceria com o Sistema FAET/Senar, Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Banco da Amazônia e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), realizou a apresentação do Plano Safra 2023/2024. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores e contou com a presença de produtores rurais dos municípios de Palmeirópolis e São Salvador e membros do legislativo.
A reunião abordou temas que vão desde as condições para o acesso ao crédito fundiário até políticas destinadas à agricultura familiar e ao fomento da agroindústria. Também foram detalhados os procedimentos de emissão do CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar) e a implementação do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Arnóbio Queiroz, do Sindicato Rural de Ponte Alta do Bom Jesus, representou o presidente do sistema FAET/Senar, Paulo Carneiro e parabenizou os envolvidos na reunião.
Informação valiosa
“O Governo deu ênfase às questões da agricultura familiar, com recursos assegurados, e o encontro foi muito proveitoso, fornecendo informações valiosas aos presentes”, destacou Mércio Viana, presidente do Sindicato Rural de Palmeirópolis e São Salvador.
“Foi uma oportunidade única que tivemos para dialogar com os produtores e expor com muita clareza que o Governo Federal e as instituições devem andar de mãos dadas em prol do agricultor”, ressaltou o superintendente da Conab, Marco Túlio do Nascimento.
Para Denílson Silva, gerente regional do Banco da Amazônia de Gurupi, a ação foi de grande relevância, “uma vez que tratou sobre o associativismo para os pequenos produtores e contribuiu para o fortalecimento do processo produtivo”, disse.
“Este encontro proporcionou um espaço para que pudéssemos informar aos agricultores sobre os direitos e políticas públicas que eles podem acessar”, finalizou Diego Montelo, superintendente do MDA.