O presidente do Sistema FAET/Senar, Paulo Carneiro, representou a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em reunião no Comitê Técnico do Conselho Deliberativo da Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), onde foi aprovada a ampliação de prazo e carência para pagamento de financiamento da linha FNO – Armazenagem, já para o exercício de 2025.
O tema foi um dos principais assuntos da reunião virtual que também tratou de questões como as diretrizes e prioridades para a aplicação de recursos do Fundo Constitucional do Norte (FNO) para o próximo ano e ainda proposta de alteração das diretrizes para a aplicação do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) para o exercício de 2026 de “Biodiesel” para “Energias Limpas”.
Conforme decisão no Comitê do Condel/Sudam, atendendo propositura da senadora tocantinense Dorinha Seabra, serão equiparadas as condições oferecidas para a linha FNO – Armazenagem com os demais fundos (FNE e FCO).
Desta forma, o prazo de carência para essa modalidade de financiamento passa de 2 para 5 anos de carência e o prazo para pagamento irá de 10 para 15 anos, indo de encontro com as diretrizes dos Fundos Constitucionais para uniformização e complementariedade dos fundos.
“Na nossa região temos uma grande carência de armazéns e a nossa produção é crescente. Por isso essa medida vai de encontro aos interesses dos produtores rurais, que estão cumprindo a sua missão de produzir e gerar riquezas pra esse país”, destacou Paulo Carneiro.








