“O futuro da pecuária no Brasil será cada vez mais sustentável e eficiente. Não haverá espaço para produtores que não adotem práticas sustentáveis, a própria pressão econômica do setor levará à necessidade de recuperação de pastagens degradadas e maior produtividade”.
O que poderia ser apenas a previsão de um especialista se tornou ordem do dia no setor pecuário brasileiro. As palavras da economista e médica-veterinária Lygia Pimentel têm ecoado pelo país, sacodindo plateias tradicionais e arrastado multidões para auditórios e eventos do meio rural, ganhando abrigo certo nos ouvidos de quem realmente está atento às tendências da atividade.
Lygia Pimentel é uma referência no mercado pecuário brasileiro. Sócia fundadora e estrategista-chefe da Agrifatto, sua atuação se destaca na elaboração e implantação de projetos de controle de risco de preços para algumas das maiores propriedades pecuárias do país
Autora do livro “Administre o risco de preços pecuários: um guia prático para o hedge de sucesso”, ela foi reconhecida como uma das mulheres mais influentes do agronegócio pela Forbes. Antes de fundar a Agrifatto, Lygia trabalhou como Gerente de Operações com Commodities na XP Investimentos e como Consultora na Scot Consultoria.
Lygia Pimentel é presença certa em toda discussão sobre inteligência comercial na pecuária. Suas informações e serviços tem ajudado produtores a entender os ciclos de preços e a tomar decisões estratégicas para garantir rentabilidade. especialista destaque a importância do mercado futuro e contratos a termo como ferramentas para proteger os pecuaristas das oscilações de preços.
A especialista destaca que a pecuária brasileira precisa recuperar pastagens degradadas, produzir mais alimentos para o gado e sequestrar mais carbono, tornando a atividade mais rentável. Fora disso ela é fatalista: “produtor que não investir em reformas vai vender suas terras para produtores mais eficientes e sair do mercado.
Quem já ouviu ou quer ouvir de novo o que uma das maiores especialistas do mercado pecuário e de commodities do Brasil tem a dizer, terá uma oportunidade que o Sistema FAET/Senar vai proporcionar no dia 15 de maio, no estande da instituição na 25ª Agrotins.
A palestra “Tendências, Cenários e Perspectivas da Pecuária de Corte” é o grande destaque da programação do Sistema FAEt/Senar/Sindicatos para a edição da Agrotins em 2025.
Para o presidente do Sistema FAET/Senar, Paulo Carneiro, “os tempos mudaram e estão mudando cada vez mais rápido, por isso quem não estiver atento às novas práticas e tecnologias vai ser engolido, por isso o sistema traz uma palestrante como a Lygia para chamar a atenção de todos e fazer nossos produtores reagir, embora muitos já estejam acordando pra isso”, disse.
INSCRIÇÕES
Para participar da programação geral, os interessados podem se inscrever por meio do QRCode (disponível nos materiais de divulgação) ou acessar o link: adobe.ly/4jSVW1i. O Estande do Sistema FAET/Senar/Sindicatos tem a parceria do Ministério da Agricultura e Pecuária e o Governo Federal por meio de Termo de Fomento (TF.: 956148/2024 MAPA/FAET).