O Sindicato Rural de Almas encerrou mais uma edição da ExpoAlmas, considerada a maior feira do sudeste do Tocantins. Para a presidente da entidade, Sandra Carneiro, “o sentimento é de satisfação com os resultados positivos, a participação do público e os bons negócios realizados”. A programação da feira incluiu palestras, participação de instituições financeiras, estandes de máquinas e implementos agrícolas, leilões, shows musicais, praça de alimentação e o tradicional rodeio.
Foco nos negócios
Neste ano, a feira contou com um perfil mais tecnólogico e com o foco na realização de negócios. Participando pela primeira vez do evento, o produtor rural e expositor de animais, José Luiz Boteon, avaliou a participação de forma positiva. “Trouxemos touros PO e logo no primeiro dia já conseguimos fechar vendas dos animais, sem contar nos vários contatos que fizemos”, afirmou.
A ExpoAlmas contou também com a participação de diversas instituições financeiras que ofertaram linhas de créditos exclusivas para o produtor. “Fazemos questão de estar presente todos os anos na ExpoAlmas e neste ano trouxemos para o produror rural taxas especiais para que ele possa operar na safra que já está chegando”, pontuou.
Vitrine de Conhecimento
Um dos destaques da ExpoAlmas foi o AgroForte-Sudeste, realizado pelo Sistema FAET/Senar e o sindicato. Foram três dias de programação com temas voltados para produtores rurais e profissionais da área. Os temas: pecuária, mandiocultura e mulheres do agro foram os destaques dessa edição.
O produtor rural, Marcelo Caraça, teve contato com o projeto em 2023 e fez questão de participar neste ano novamente. “Se não fosse esse projeto, acredito que nossa cidade não teria condições de receber esse tipo de conhecimento e palestrantes de nível nacional e que são especialistas nas áreas”.
O AgroForte é uma iniciativa do Sistema FAET/Senar e Sindicatos Rurais, com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e Governo Federal. O evento também conta com a parceria do Sebrae e do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços.
Entretenimento
A fazendinha “Recanto Feliz”, idealizada pelo sindicato rural foi uma das atrações da feira com a exposição de animais de pequeno porte que encantaram as crianças e famílias. A Expoalmas contou também com barracas tipicas, parque de diversões, cavalgada e o tradicional rodeio, além dos shows musicais que atraiu visitantes de toda a região.