A cidade de Araguaçu, no sul do Tocantins, se prepara para receber a 21ª edição da Expo Araguaçu, uma das maiores feiras agropecuárias da região. A programação terá início neste sábado, 28 de junho, com a tradicional cavalgada de abertura, que contará com a presença da cavalaria da Polícia Militar.
A feira segue até o dia 5 de julho com atrações voltadas ao agronegócio, rodeios, leilões, palestras técnicas e shows musicais. ”O evento espera reunir entre 4 mil e 6 mil visitantes por noite”. Segundo o presidente do sindicato rural, Carlos Ribeiro Soares.
A abertura oficial da feira acontece 3 de julho, mas já na quarta, 2, o público poderá acompanhar a primeira noite de rodeio, seguida por um show com o cantor Mattias Rodrigues.
Quinta-feira, durante o dia, o estande do Sistema FAET/Senar oferecerá serviços ao público, incluindo atendimento do programa RetifiCAR, voltado à regularização ambiental de propriedades rurais.
À noite, a cerimônia de abertura é seguida pela segunda rodada do rodeio e João Neto & Frederico.
Na sexta, 4, a programação técnica será voltada a pequenos produtores e mulheres empreendedoras do agro, com palestras e oficinas no estande do Sistema FAET/Senar.
A terceira noite de rodeio termina com show da cantora Allana Macedo.
Palestras e leilão
O último dia será dedicado à pecuária de corte. Dia 5, a partir das 9h da manhã, duas palestras técnicas serão oferecidas no estande, com os especialistas Maurício Veloso e Leandro Ortiz, do Grupo Agropecuária Village
Logo após, será servido um almoço no Tatersal de Leilões, seguido por um leilão especial em comemoração ao primeiro ano da estrutura em Araguaçu. O encerramento da feira acontece à noite com a última rodada do rodeio e show de Wglemerson Lima.
Expositores e negócios
A Expo Araguaçu também contará com estandes de concessionárias, tratores e maquinário agrícola. Haverá ainda a exposição de animais das raças Nelore e Sindi, além da participação de instituições financeiras como Sicredi e Sicoo.
“A expectativa é de movimentar entre R$ 2 milhões e R$ 3 milhões em negócios durante o evento”, afirma o presidente do sindicato.
A Expo Araguaçu 2025 é uma realização do Sindicato Rural de Araguaçu, com apoio do Sistema FAET/Senar/Sindicatos, da Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Serviços, da Secretaria Estadual do Turismo, do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado (CDE), do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (PICS) e do Governo do Tocantins.