A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET) e o Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia formalizaram uma parceria inédita no país para ampliar o acesso ao crédito a produtores rurais do estado. O acordo prevê a capacitação de equipes técnicas para orientar na obtenção eaplicação dos recursos.
O presidente da FAET, Paulo Carneiro, afirmou que a iniciativa representa um caminho para facilitar o acesso ao crédito e reduzir custos financeiros para o produtor. Ele relatou sua experiência com cooperativas de crédito e disse estar confiante na iniciativa.
“Nosso intuito é garantir novas oportunidades para o produtor conseguir recursos para investir no seu negócio e obter os resultados desejados; tenho certeza que essa parceria do Sistema FAET/Senar e o Sicredi será bem-sucedida e vai proporcionar muitas melhorias para os nossos produtores”, destacou.
Segundo o diretor executivo do Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Luís Guilherme Sales Trindade, a instituição conta com 24 agências no Tocantins, uma delas dedicada ao agronegócio, tem fortes planos de expansão na região e vê na parceria uma forma de atender de forma estruturada os produtores, em especial, os assistidos pelo Senar Tocantins.
O Tocantins é o estado com maior expansão de novas áreas agrícolas do país e setores como o da bovinocultura de leite, piscicultura e apicultura também registram grande crescimento, por isso, a Sicredi aposta na parceria para alcançar mais produtores com um crédito diferenciado.
“Agradecemos a confiança da FAET e esperamos que essa parceria pioneira possa ser levada a outros estados. O Senar leva educação técnica aos produtores e nós queremos levar educação financeira, oferecendo linhas de crédito diferenciadas para que eles possam ter sucesso nas suas atividades”, destacou o diretor.
Após a formalização, as entidades iniciam a fase de operacionalização para implementar as ações previstas no acordo e mensurar os resultados. Na ocasião, o presidente da FAET aproveitou para solicitar a abertura de uma agência da cooperativa de crédito na cidade de Almas, no sudeste do Tocantins, que não é assistida por instituições financeiras.








