Endereço

Quadra 103 Norte, Conjunto 04, Rua NO 05, Lote 38, Plano Diretor Norte – Palmas/TO

(63) 3219-9200

blank

Endereço

Quadra 103 Norte, Conjunto 04, Rua NO 05, Lote 38, Plano Diretor Norte – Palmas/TO

FAET promove reunião com entidades do agro e Seplan sobre proposta do ZEE-TO

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET) promoveu uma reunião com a Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan/TO) e representantes do setor produtivo para discutir a proposta do Zoneamento Econômico-Ecológico do Tocantins (ZEE-TO).

blank

O encontro teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre o processo de elaboração e os critérios definidos na proposta que deve nortear o uso e ocupação do território estadual. O projeto do ZEE-TO já está em tramitação na Assembleia Legislativa.

 

Durante a reunião, o diretor de Gestão de Informações Territoriais e Socioeconômicas da Seplan/TO, Rodrigo Sabino, apresentou detalhes do processo de construção da proposta e explicou como os interessados podem acessar as informações para análise das diretrizes sugeridas.

 

blank

 

A Seplan destacou ainda o Plano da Paisagem do Zoneamento, um dos instrumentos que balizam a definição das áreas de produção, preservação e desenvolvimento sustentável.

 

A preocupação da FAET ao promover o encontro foi garantir que as entidades representativas do agronegócio estejam plenamente informadas sobre os pontos da proposta, possibilitando uma atuação conjunta junto ao parlamento.

blank

“Como o projeto já está no parlamento, temos que nos organizar pra verificar o que precisa ser alterado nessa propositura e levar nossas demandas aos nossos deputados, como forma de preservar o avanço da atividade agropecuária no estado”, destacou Paulo Carneiro, presidente da FAET.

 

O setor produtivo expressou a importância de participar ativamente do debate, uma vez que as definições do ZEE impactam diretamente a atividade agropecuária no estado. Os produtores enfatizaram a necessidade de um regramento que assegure a preservação ambiental, sem impor restrições desproporcionais à produção.

 

Além da direção e corpo técnico da FAET, participaram da reunião representantes de diversas entidades do agro, como a Associação de Desenvolvimento Sustentável do Tocantins (ADSTO), a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Tocantins (APROSOJA-TO), a Associação dos Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT), a Associação dos Produtores de Bico do Papagaio (APROBICO), além de empresas do setor, como a Sinobrás.

 

O projeto da ZEE-TO está na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa e deve continuar tramitando ainda neste semestre. Segundo os representantes do agro, o diálogo com o poder público é fundamental para que o Tocantins consiga aliar desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental de forma equilibrada.

Veja também...