O Sistema FAET marcou presença em evento na CNA, em Brasília, onde foram discutidas questões relativas às relações institucionais e as federações de agricultura.
Pelo Tocantins esteve presente o Assessor de Relações Institucionais da Faet, Luiz Cláudio Faria. Segundo ele, o objetivo do evento foi fortalecer o papel das assessorias da área na defesa dos interesses do produtor rural. “E importantissimo um diálogo constante e efetivo entre a Federação de Agricultura e os três poderes, com esse aprendizado espero fortalecer a representação da Faet na defesa dos nossos produtores”, destacou.
No evento os participantes trocaram experiências nesse trabalho, que visa aprimorar a ação política das entidades rurais.
O EVENTO
Durante dois dias, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) reuniu os representantes das Federações para palestras e uma visita ao Congresso Nacional.
Na abertura do encontro, o vice-presidente da CNA, José Mário Schreiner, destacou a importância de fortalecer a área institucional.
“O Sistema tem esse papel de defender os interesses da base, que é o produtor rural, então precisa dialogar com o governo em todas as esferas”, disse.
O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion, também esteve na abertura e falou sobre o trabalho da bancada no Congresso e o apoio que recebe de entidades como a CNA e as federações na discussão de pautas que impactam o setor.
“A gente tem a responsabilidade de representar o setor que carrega a economia brasileira, que gera emprego e superávit comercial. Todos os dias precisamos vencer diversas narrativas, dentro e fora do país, e essa atuação se resume em política, na capacidade de diálogo, articulação e jogo de cintura”, afirmou.
Já o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, afirmou que o objetivo do evento é exercitar o conceito de rede da instituição.
“A relação institucional transcende as questões parlamentares. Precisamos de um ponto focal nos estados que trate da articulação política. O que fazemos em Brasília tem que repercutir na base, via Federações, sindicatos, e vice-versa”, explicou.
Segundo a chefe da Assessoria de Relações Institucionais da CNA, Mírian Vaz, a primeira edição da imersão tem o propósito de criar um ambiente de convergência.
“Essa área é fundamental para garantir a representação diária do produtor rural em todos os ambientes”, afirmou.
A programação do evento contou com palestras do diretor de Educação Formal e Infraestrutura do Senar, André Sanches; do diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, da diretora executiva do Instituto CNA, Mônika Bergamaschi, do coordenador de Inteligência Comercial da CNA, Felipe Spaniol, e do coordenador da área trabalhista Rodrigo Hugueney.