A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET) sediou uma importante reunião com a equipe da Earth Innovation Institute (EII) e representantes do setor produtivo do estado para tratar do Programa REED+ Jurisdicional. Coordenada pelo Assessor de Relações Institucionais da FAET, Luiz Cláudio Faria, o encontro apresentou um relatório preliminar baseado em uma pesquisa realizada com produtores rurais, apontando as principais necessidades e desafios enfrentados no campo.
Até o momento, foram realizadas 131 entrevistas com os produtores rurais, além de reuniões nos sindicatos rurais e feiras agropecuárias. “O relatório preliminar destacou os itens que impactam negativamente a atividade dos produtores, como a morosidade na liberação de recursos em processos de crédito agrícola, altas taxas de juros, morosidade no licenciamento ambiental e mudanças constantes na legislação ambiental”, destacou Luiz Claudio. Segundo ele, esses desafios foram apontados como grandes obstáculos que dificultam a continuidade e o desenvolvimento da atividade no campo.
O relatório também deu aos produtores a chance de indicar quais tipos de incentivos seriam vantajosos para suas propriedades, possibilitando a construção de propostas que realmente atendam às suas necessidades. O encontro também proporcionou um espaço para esclarecimento de dúvidas trazidas pelos produtores rurais, com o compromisso de que essas informações retornem ao campo, auxiliando na implementação efetiva do programa.
Presentes:
Participaram da reunião, Srewe Xerente, Izabel Acker, Ravenna Vieira e Marli Santos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH); Fábio Coelho, do Produzindo Certo; Ricardo Arioli, da CNA/Senar; Fernando Penteado, do Novilho Precoce; Caroline Barcellos, da Aprosoja Tocantins; Cleoson Lima, da FAET/Agrojem; além de Warly Rodrigues e Thuanny Silva, da Earth Innovation Institute (EII).