“O nosso objetivo é difundir novas práticas que possam melhorar a produtividade e aumentar a produção nas propriedades”, explicou o presidente do Sistema FAET/Senar, Paulo Carneiro, ao anunciar uma edição do projeto AGROFORTE para o município de Araguaçu, no sul do estado.
Segundo ele, este ano, a entidade fez um esforço extra para levar conteúdo e informação de qualidade a diversas regiões do estado, atingindo um público diversificado que atua em cadeias produtivas distintas. Em Araguaçu, o evento tem como parceiros também o Sindicato Rural e a prefeitura local.
O AgroForte conta com o apoio do Ministério da Agricultura e Governo Federal, das Secretarias Estaduais de Agricultura e Indústria e Comércio, do Governo do Tocantins. Em Araguaçu, o evento ocorrerá entre os dias 4 e 6 de julho, no Parque de Exposições Agropecuárias, durante a XX Expo Araguaçu.
PROGRAMAÇÃO
Como parte do AgroForte, estão programadas palestras como a de “Nutrição de Bovinos durante a Seca”, com zootecnista e técnico de campo do Senar, Paulo Henrique Soares; Implantação e Manutenção de Pastagens Degradadas, como Marcelo Ferraz, da ATEG/Senar e sobre o “Bem-estar Animal e Primeiros Socorros na Bovinocultura” com a médica veterinária Jeferlene Almeida.
Nos três dias de AgroForte também estão previstas palestras sobre o mercado bovino e grãos, , Crédito Rural, Crédito de Carbono e sobre a Segurança no Campo.
A programação ainda conta com uma palestra especial para as mulheres e com uma oficina sobre “Boas práticas na manipulação e comercialização de alimentos”, com a instrutora do Senar, Merilene Damasceno.
“Estamos trabalhando para ter um grande evento à altura do nosso setor e da comunidade Araguaçu e região. Com o apoio de parceiros importantes, da prefeitura de Araguaçu vamos levar conhecimento aos produtores, além de uma exposição que satisfaça às expectativas da nossa gente”, afirmou Carlos Ribeiro, presidente do Sindicato Rural de Araguaçu.
O AgroForte é uma iniciativa do Sistema FAET/Senar e Sindicatos Rurais, com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e Governo Federal. O evento também conta com a parceria do Sebrae e do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços.