Com o objetivo de colocar em discussão os principais assuntos que interessam o segmento rural em Gurupi e região, o Sistema Faet Senar está realizando o AGROFORTE SUL dentro da programação da 49a. ExpoGurupi.
No primeiro dia de palestras foram tratados de assuntos como nutrição e fertilidade do solo, tecnologia de aplicação de herbicida, sanidade em confinamento e tendências para o setor da pecuária.
CUSTO DE TRANSPORTE
Uma das principais palestras do evento foi da economista Elisângela Lopes, especialista em Logística da CNA (Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil).
No panorama que fez sobre a logística de transporte no Brasil ela mostrou que o país carece de investimentos para melhorar a malha viária e ofertar alternativas em outros modais, como ferrovias e hidrovias.
“Esse assunto é importante para os produtores porque isso chega a impactar em cerca de 40% nos custos de transporte da produção. E isso reduz a competitividade dos nossos produtos”, afirmou.
A economista também falou sobre armazenagem de grãos no país. Dados da CNA mostram que o Tocantins é um dos estados produtores que mais precisam investir em estruturas de armazenagem.
MAIS AGROFORTE
Nos dias 2 e 3 de maio o AGROFORTE terá sequência com palestras sobre pastagens, questões fundiárias, sucessão familiar entre outros temas.
Entre os convidados estarão o agrônomo Celso Moretti, que vai falar sobre o agro no Brasil e a influencer Camila Telles, que vai tratar do papel da juventude no futuro do agro.
O AGROFORTE é uma realização do sistema Faet/Senar e Sindicato Rural de Gurupi com o apoio do Ministério da Agricultura e Governo Federal.