Endereço

Quadra ACNO 1 (antiga Qdr. 103 norte), RUA NO 5, LOTE 38, Plano Diretor Norte - Palmas/TO - CEP: 77001-020

Posse da FAET e Congresso Senar marcam momento histórico para o agro tocantinense

A Cerimônia de posse da nova diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET) para o mandato 2026–2029 foi o ponto alto de um dia histórico para o agronegócio tocantinense com a realização também do 2º. Congresso Senar – “O futuro se faz no campo”.

 

Para o presidente do Sistema FAET/Senar, Paulo Carneiro, que completou 11 anos à frente da entidade e foi reconduzido ao posto numa eleição por unanimidade, o dia de programação intensa coroa todo o esforço de mais de uma década dedicado ao agro do estado e, em especial, aos produtores rurais tocantinenses.

 

“Nossos produtores e nosso setor precisam ser valorizados por toda a sociedade. Na nossa gestão estamos trabalhando pra levar conhecimento e inovação ao campo por meio da assistência técnica e os cursos do Senar, mas também estamos agindo firmes na defesa dos nossos interesses junto aos poderes, sempre com diálogo franco e honesto”, destacou o presidente.

 

 

Realizado pelo Sistema FAET/Senar, os dois momentos do evento reuniram lideranças nacionais e estaduais do setor, autoridades políticas e profissionais da entidade.

 

“O encontro celebrou a continuidade de uma trajetória de uma gestão construída com diálogo, união e compromisso com o produtor rural, reforçando o papel da Federação como casa representativa do agro tocantinense”, destacou a superintendente do Senar Tocantins, Rayley Luzza, responsável pela organização do evento.

 

Cerimônia de posse da FAET

A cerimônia de posse da nova diretoria e do conselho fiscal da FAET marcou o início de um novo ciclo de gestão. Reconduzido à presidência para o mandato 2026–2029, Paulo Carneiro reafirmou o compromisso com o fortalecimento institucional da entidade.

 

 

“Somos responsáveis pelo PIB desse estado e somos o motor da nossa economia no Tocantins e no Brasil, por isso, o produtor rural tem que ser respeitado e é sempre bom lembrar que é ele quem produz a comida que chega à mesa de toda a população, destacou Paulo Carneiro.

 

Antes do pronunciamento, todos os membros da diretoria e conselho foram apresentados aos presentes, compondo o palco do evento. Em seguida, o primeiro secretário da Federação, Vanderlei Silva, presidente do Sindicato Rural de Lagoa da Confusão fez a leitura do ato de posse e todos os empossados assinaram o documento na sequência.

 

Após o ato simbólico de posse, as autoridades fizeram pronunciamentos destacando o papel do Sistema FAET/Senar, elogiando a gestão de Paulo Carneiro e diretores do Sistema ao longo de mais de uma década e demonstraram abertura para a realização de parcerias, além de firmarem compromisso de diálogo aberto para discutir as demandas do setor rural.

 

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, destacou a capacidade de Paulo Carneiro em unir a classe e projetar o agro tocantinense nacionalmente: “quero honrar essa terra, honrar essa capital e lhe dizer, Paulo Carneiro, que cabem muitas palavras e adjetivos na biografia de vossa excelência. Mas conectar pessoas, unir a classe, torná-la reconhecida nacionalmente, é hoje, unanimidade”.

 

Já o senador Eduardo Gomes anunciou apoio a iniciativas voltadas ao fortalecimento do campo. “Conseguimos ter mais obras e bem-feitorias do que o tempo para inaugurar. O presidente toma posse com a sua diretoria recebendo do nosso gabinete o aceno positivo. Já providenciamos um veículo para o programa Saúde no Campo, que é um programa maravilhoso e que a gente sabe que vai ajudar muito”.

 

O secretário de Agricultura e Pecuária do Tocantins, Frederico Sodré, ressaltou a dedicação e o compromisso do presidente ao longo de sua trajetória. “Ao longo desses anos, enquanto funcionário do Sistema eu pude perceber o que o senhor tem feito para unir a classe dos produtores rurais e principalmente as entidades“.

O vice-presidente da CNA, Gedeão Silveira, destacou que a missão do sistema no Tocantins é grande porque o estado que já faz muito e ainda tem 17 milhões de hectares para elevar ainda mais a produção. “Se isso acontecer, tenho certeza que o Brasil será a maior potência agrícola do mundo.”

 

José Zeferino, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional e da Federação da Agricultura de Santa Catarina, destacou as ações realizadas pela atual gestão, desejou êxito à nova gestão e sucesso para a nova diretoria.

 

Prestigio e parceria

“Eu não poderia deixar de vir aqui trazer o meu abraço, porque ele merece, ainda hoje vimos a construção da nova sede, é uma apoteose”, disse Julio da Silva Rocha, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina. Além dele, diversas lideranças do meio rural manifestaram a satisfação com os resultados da gestão de Paulo Carneiro no sistema FAET/Senar.

 

Presidentes de federações como Marcelo Bertoni (Famasul), Muni Lourenço (FAEA), Júlio da Silva Rocha (FAES), José Zeferino (FAESC) e Mário Borba (FAEPA), prestigiaram o momento e destacaram as realizações da atual gestão. “Uma merecida reeleição que confirma a liderança de Paulo Carneiro no agro tocantinense”, disse Muni Lourenço, da Federação do Amazonas.

 

O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara enfatizou a parceria e a atuação conjunta em prol do desenvolvimento do setor agropecuário: “quero agradecer por essa parceria que a gente tem, dizer que pode contar com a gente, comigo, com a minha pessoa, com o meu cargo e com o dr. João Martins (presidente da CNA).”

 

O presidente da Aprosoja, Maurício Buffon também destacou a importância da união dos representantes do agronegócio. “Eu acho que os desafios do agronegócio são grandes, nós vivemos em um momento muito complicado e mais do que nunca, as entidades têm que estar unidas para defender o produtor rural e o setor produtivo do estado”, afirmou.

 

Congresso

O “2º Congresso Senar Tocantins – O Futuro se faz no Campo” reuniu técnicos de campo, supervisores, instrutores, presidentes de sindicatos rurais e colaboradores do Sistema FAET/Senar para um reconhecimento do trabalho realizado no campo e firmar os compromissos da entidade com o produtor rural.

 

 

O evento foi aberto com a palestra “Mais propósito, mais resultado”, ministrada pelo consultor Daniel Keller, autor do livro “Antes de tudo, as pessoas”. A palestra abordou temas como liderança, desenvolvimento de equipes, estratégia e gestão com foco nas pessoas, reforçando a importância do propósito no alcance de resultados consistentes.

 

Outro momento do Congresso foi a entrega do 1º Prêmio ATeG Tocantins, que reconheceu as melhores performances da assistência técnica e gerencial do Senar em 2025, premiando produtores, técnicos de campo e supervisor com equipamentos e computadores. A premiação valorizou histórias de sucesso construídas a partir do acompanhamento técnico no campo nas cadeias produtivas da bovinocultura de leite e corte, apicultura, fruticultura, piscicultura e olericultura.

 

Com a presença especial do vice-presidente da CNA, Gedeão Silveira, do diretor geral do Senar, Daniel Carrara, de presidentes de federações e superintendentes de administrações regionais do Senar, o também foi um momento de exaltar os resultados do Senar no Tocantins e no Brasil.

 

Gedeão Silveira trouxe reflexões sobre a força do agro brasileiro e o potencial de crescimento do Tocantins. Já Daniel Carrara informou que o Senar alcançou a marca de 500 mil atendidos na Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), se tornando referência nesse tipo de atendimento. Além disso, citou que o Senar também se destaca nas ações de Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS) e o Programa Saúde no Campo.

 

Congresso foi encerrado com a palestra-show do produtor e cantos Léo Chaves, com o tema “A tríade do líder”. Misturando músicas de sucesso da dupla Vitor e Léo com conceitos de gestão, ele contou histórias e experiências de vida com foco em liderança, propósito e desenvolvimento pessoal e profissional, que envolveu o público presente.

 

Veja também...