Endereço

Quadra ACNO 1 (antiga Qdr. 103 norte), RUA NO 5, LOTE 38, Plano Diretor Norte - Palmas/TO - CEP: 77001-020

Senar Central faz visita técnica ao Programa Saúde no Campo na região Sudeste do Tocantins

A região Sudeste do Tocantins recebeu a visita técnica de representantes do Senar Central e da coordenação e supervisão regional do Programa Saúde no Campo, uma iniciativa que tem transformado a realidade de centenas de famílias rurais por meio da promoção da saúde e prevenção de doenças.

A visita teve como objetivo acompanhar de perto o andamento das atividades, identificar desafios enfrentados pelas equipes em campo e ouvir os beneficiários sobre os resultados do programa, que nasceu justamente nesta região — onde o Senar deu os primeiros passos em direção a uma nova forma de cuidar do produtor e de sua família.

“Viemos conhecer os produtores que estão recebendo o Saúde no Campo. Saber se estão gostando e se o programa está fazendo diferença na vida deles. Ouvi cada história tão bonita e isso é valoroso, não tem preço, saio daqui com o coração quentinho”, disse Érica Cavalcante, assessora técnica do programa no Senar Central.

Atualmente, o Programa Saúde no Campo conta com 13 equipes na região, formadas por técnicos de enfermagem supervisionados por enfermeiros. Ao todo, 341 propriedades rurais são assistidas e 768 pessoas já foram atendidas, recebendo orientações, acompanhamento e encaminhamentos necessários para a rede de saúde pública quando há necessidade.

Além do Senar Central estiveram presentes nas visitas, a coordenadora regional do programa, Jucielly Costa, o supervisor no Sudeste, Wanderson Dutra e as técnicas de saúde Valdiane Rodrigues Soares Rosa, Lucilene Vieira Alves e Maria Aparecida Cordeiro dos Santos, que atuam diretamente nas propriedades.

Durante a agenda, foram visitadas diversas famílias rurais que vêm sendo beneficiadas pela iniciativa. “No início até fiquei desconfiada, mas como era pra saúde vi que era importante e a gente não tinha assistência de nada por aqui. Agora as coisas melhoraram demais, a gente se sente segura”, destacou Ildenícia Cardoso, produtora de Novo Jardim.

Para Maria José Santana, produtora de Almas, a melhor experiência foi da consulta pelo telesaúde. “Eu pensava se isso ia dar certo e não é que deu! Eles ajudaram muito, trouxeram orientação e encaminhamento. Hoje a vida da gente está bem melhor”, relatou.

Em Dianópolis, a equipe visitou a Chácara Aparecida, onde os produtores Aldair Rodrigues Pereira e Tânia Maria de Carvalho Rodrigues trabalham com cultivo de mandioca. “É um programa que chega até quem mais precisa”, destacou Tânia.

Na Fazenda Maracujá, de Odestino Ribeiro Rodrigues dos Santos e Josina Barros, na Fazenda Angico, de Weder e Teomar Valadares e na Fazenda Fortaleza, em Novo Jardim, do produtor Evaldo Francisco dos Santos, o “Docha”, o foco foi o acompanhamento preventivo e orientações sobre cuidados com a saúde no campo.

O Programa Saúde no Campo segue em expansão, com o objetivo de ampliar o número de famílias atendidas e consolidar-se como referência nacional em saúde preventiva e bem-estar no meio rural.

Veja também...