A etapa estadual da 6ª edição do programa Jovens Líderes do Agro, promovido pela CNA/Senar Central, chegou ao fim neste fim de semana no Tocantins. O programa teve início no estado com a seleção de mais de 90 candidatos. Ao final, três finalistas concluíram com sucesso a etapa regional e agora disputam uma vaga na etapa nacional.
Durante cerca de cinco meses, os jovens que foram selecionados passaram por oficinas, palestras, atividades e encontros. “Tivemos momentos tanto online como presenciais, que trataram dos mais variados temas, como Inovação, Tecnologia, Comunicação e Desafios do Agronegócio no Tocantins”, destacou a coordenadora estadual do CNA Jovem, Márcia Dias.
Após este período de atividades, três jovens chegaram à etapa final do estadual, onde apresentaram suas propostas de trabalho que atendesse ao desafio projetado no início do programa: promover a inclusão produtiva e o acesso a políticas públicas no meio rural, por meio da atuação articulada para a superação dos entraves fundiários enfrentados pelos produtores atendidos pelo Sistema FAET/SENAR no Tocantins.
Para os instrutores da etapa estadual os resultados foram surpreendentes. “Sou egressa do CNA Jovem, já estive no lugar deles e estou super feliz com os resultados, porque são iniciativas que vão contribuir para o nosso estado”, disse a agrônoma Bruna Barbosa.
Já Danilo Barbacena, que também é agrônomo, “a experiência foi incrível, tivemos três grandes projetos: um voltado para a promoção do CAR (Cadastro Ambiental Rural), outro sobre o Cadastro de Agricultura Familiar e um terceiro focado em produtos identitários, que o Tocantins tem muito a mostrar”, disse.
Marcos Lacerda, Ana Carolina Santana e Denise Silva receberam um feedback também de avaliadores convidados: a diretora de Educação Profissional e Promoção Social, Klísia Oliveira e o chefe de gabinete da Superintendência do Senar Tocantins, Whilker Santana.
O próximo passo será no dia 26 de setembro, quando serão anunciados os classificados para a etapa nacional. Nessa fase, os jovens enfrentarão desafios de abrangência nacional e terão acesso a benefícios exclusivos, como encontros com participantes de todo o país, mentoria individual, oficinas de comunicação e um fórum de mediação de conflitos.
Ao longo da Trilha Nacional, os participantes serão continuamente avaliados para garantir que atendam ao perfil de liderança esperado pelo CNA Jovem. E ao final do processo, os 10 jovens que mais se destacarem serão reconhecidos e premiados como líderes de referência da 6ª edição do programa, consolidando sua trajetória como representantes do futuro do agro brasileiro.





