Endereço

Quadra ACNO 1 (antiga Qdr. 103 norte), RUA NO 5, LOTE 38, Plano Diretor Norte - Palmas/TO - CEP: 77001-020

SENAR-TO fecha 2024 com avanços expressivos na Assistência Técnica e Gerencial

O Sistema FAET/SENAR Tocantins ampliou a atuação da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar em todas as regiões do estado, reforçando o compromisso de levar apoio qualificado aos produtores rurais de todo o estado, tanto práticas de manejo, como na gestão das propriedades rurais.

 

Em 2024, o sistema qualificou e disponibilizou mais técnicos e supervisores para atender à demanda de serviços no campo e em todas as cadeias produtivas em que a entidade atua: bovinocultura de corte e leite, piscicultura, fruticultura, apicultura e olericultura, sobretudo na produção de mandioca.

 

Para impulsionar esse trabalho, o sistema lançou a campanha “EXPANSÃO ATeG”, com o intuito de levar os benefícios da entidade a mais produtores rurais. Por conta desta iniciativa, cerca de 3 mil novos produtores passaram a ser assistidos pelo Senar.

 

Para o presidente Paulo Carneiro, além de melhorar o manejo das atividades no campo, “o objetivo do trabalho da ATeG é apresentar novas práticas inovadoras com a adoção de tecnologias que permitam ao produtor elevar a produtividade e a produção naquilo que faz”, afirmou.

 

Já a superintendente do Senar, Rayley Luzza destacou que o “Senar apoia o produtor na sua atividade e mais do que isso, auxilia o produtor na melhoria da gestão da propriedade, para que ele obtenha resultados, exerça uma atividade que seja lucrativa”.

 

De acordo o diretor da ATEG do Senar, Fabrício Vasconcelos, a assistência técnica está espalhada atualmente nos 128 dos 139 municípios do Tocantins, mostrando que o programa é uma realidade acessível em todo o estado.

 

Como parte dessa estratégia, o setor promoveu cinco capacitações em Metodologia da Assistência Técnica e Gerencial que permitiram que mais 123 novos técnicos passassem a atuar no sistema. Hoje o Senar conta com 211 técnicos de campo, 17 supervisores que estão assistindo mais de 7 mil produtores.

 

Para atender a esse número expressivo de propriedades rurais, em 2024, os profissionais do Senar Tocantins fizeram mais de 42 mil visitas aos produtores rurais assistidos. Também foram realizados seis dias de campo para difundir as melhores práticas, que atraíra mais de 500 participantes, entre produtores, profissionais do setor e estudantes dos cursos de agrárias.

 

As visitas se referem ao período em que o técnico passa na propriedade avaliando as práticas que estão sendo realizadas, contabilizando os números da atividade e discutindo com o produtor os melhores caminhos para que os resultados desejados sejam alcançados.

 

“Esses números de 2024 só foram possíveis graças ao esforço conjunto de toda a equipe e o apoio incondicional da direção do sistema FAET/Senar que não mediu esforços para garantir as condições ideais para esse trabalho pudesse ser realizado, destacou o diretor.

 

A expectativa para 2025, segundo o diretor, é dar continuidade à expansão da assistência técnica, aprimorando as práticas no campo para que o produtor rural alcance êxito nas ações que realiza, obtendo lucratividade nos seus negócios e conquistando uma melhor qualidade de vida no campo.

 

Veja também...