A segurança do trabalhador durante o desempenho das funções é essencial, uma vez que colabora para a preservação da integridade física e na melhoria das condições do ambiente laboral. Em 2023, os cursos do segmento “Saúde e segurança do trabalhador” que compõem o portfólio do Senar apresentaram um crescimento de 30% com relação ao ano de 2022. Ao longo do ano, mais de 60 treinamentos foram realizados em parceria com os sindicatos rurais espalhados pelo estado. As iniciativas beneficiaram quase 700 pessoas e o público das capacitações aumentou 16%.
AÇÕES NO TOCANTINS
O Tocantins cresce anualmente tanto na pecuária, quanto na área de grãos e, assim como toda área empresarial, demandam ações de saúde e segurança do trabalho. À medida que o estado cresce, a procura pela formação de trabalhadores que conheçam e praticam as normas de segurança do campo também aumentam. As iniciativas de educação do Senar nesse segmento se concentram no público que oferece prestação de serviços para o setor agropecuário e de construção civil.
“Todo empreendimento rural independente da natureza e tamanho, não só por uma questão de legislação, mas por uma obrigação, por pensar na qualidade do trabalho, o produtor rural aplica essas medidas para que o trabalhador possa produzir mais e melhor. Nossa função enquanto instituição de ensino é fomentar para que isso ocorra da melhor maneira possível através dos nossos treinamentos”, destacou Luiz Cláudio Faria, diretor de Formação Profissional Rural do Senar.
Lauro Santana, foi aluno do curso “Trabalhador em Brigadista Rural” que foi oferecido em Marianópolis, enfatiza a importância da atuação do brigadista e a formação profissional na região. “O brigadista não tem apenas a missão de apagar fogo, mas de salvar vidas também. Fico feliz em saber que o Senar tem essa preocupação de divulgar os cursos e enviar para ajudar as pessoas”.
Bianca Silva, que atua há três anos na área de saúde e segurança do trabalho, participou do curso com foco em trabalhos em altura – NR 31.15, e destacou o aproveitamento da capacitação. “O treinamento foi excelente, muito esclarecedor e com muita prática. Agradeço ao Senar pela oportunidade, pois tem o diferencial de ser voltado para área rural”.
MAIS INFORMAÇÕES
De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado (SES-TO), no ano de 2022 foram registrados mais de 3.200 casos de acidentes no trabalho no Tocantins e mais de 70 óbitos. Já em 2023, nos quatro primeiros meses do ano, mais de 850 casos foram registrados e 17 óbitos.
Para Wellyton Rodrigues, instrutor do Senar que ministra cursos do segmento “Saúde e Segurança do Trabalhador”, os treinamentos vão além da conscientização e redução de acidentes no ambiente laboral. “Um profissional com noção de como atuar nos mais diversos ambientes tem oportunidades no mercado de trabalho e consegue exercer suas funções com mais segurança”. Os treinamentos reforçam a importância do uso de EPI’s, conhecimento das normas regulamentadoras, conduta em situações de emergência, noções técnicas de resgate e primeiros socorros.